quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Super Race Rio 2009 - Programação, inscrições, pilotos classificados, regulamentos e rankings

PROGRAMAÇÃO:

Etapa Final do Circuito Estadual de Vôo Livre 2009, modalidades asa-delta e parapente, dias 5 e 6 de dezembro, com decolagens da rampa da Pedra Bonita e pousos na praia de São Conrado.

DIA 5/12 – SÁBADO

8:30 – BRIEFING COM OS PILOTOS
9:00 - SUBIDA DOS COMPETIDORES PARA A DECOLAGEM -ENCERRAMENTO DA MONTAGEM DE ASAS DE NÃO COMPETIDORES
9:30  – MONTAGEM DAS ASAS DOS COMPETIDORES
10:00 – INÍCIO DAS DECOLAGENS DAS BATERIAS, COMEÇANDO PELA COMPETIÇÃO DE PARAPENTE
12:00 – TÉRMINO DA PRIMEIRA PROVA - INTERVALO E DECOLAGENS LIBERADAS PARA NÃO COMPETIDORES - ATIVIDADES PARALELAS
13:00 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA PROVA 1
13:30 – SUBIDA DOS COMPETIDORES PARA A PROVA 2 - ENCERRAMENTO DA MONTAGEM DE ASAS DE NÃO COMPETIDORES
14:00 – MONTAGEM DAS ASAS PARA A PROVA 2
14:30 – INÍCIO DAS DECOLAGENS DAS BATERIAS DA PROVA 2
16:30 – TÉRMINO DA PROVA 2 - DECOLAGENS LIBERADAS PARA NÃO COMPETIDORES
17:00 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA PROVA 2, GERAL E DAS BATERIAS FINAIS

DIA 7/12 – DOMINGO

9:00 – BRIEFING COM OS PILOTOS
10:00 - SUBIDA DOS COMPETIDORES PARA A DECOLAGEM -ENCERRAMENTO DA MONTAGEM DE ASAS DE NÃO COMPETIDORES
10:30 – MONTAGEM DAS ASAS DOS COMPETIDORES
11:00 – INÍCIO DAS DECOLAGENS DAS BATERIAS FINAIS, COMEÇANDO PELA COMPETIÇÃO DE PARAPENTE
14:00 – TÉRMINO DA PROVA FINAL - DECOLAGENS LIBERADAS PARA NÃO COMPETIDORES - ATIVIDADES PARALELAS
14:30 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
  • Em função das condições meteorológicas, os horários da programação poderão ser alterados, a critério da ABVL e coordenação técnica da competição.
  • O Clube São Conrado de Vôo Livre, CSCVL, fará a fiscalização na área de decolagem para que não haja a perturbação da ordem e, em caso de ocorrência, os infratores associados ao CSCVL serão penalizados, conforme as regras e procedimentos do clube.
INSCRIÇÃO: 

- Os pilotos selecionados, deverão fazer a inscrição antecipadamente, até o dia 02 de dezembro, através de depósito na conta da ABVL, Unibanco, ag. 0056, c/c. 105.361-2. A não confirmação de participação, através do pagamento da inscrição, ensejará na substituição do piloto selecionado, seguindo-se pela seqüência da lista de suplentes, pela ordem de classificação no ranking atualizado. .

- O valor da taxa de inscrição será de R$ 90,00. Haverá um desconto para os pilotos filiados ao Instituto Decolar, em dia com sua anuidade, e a inscrição será de R$ 60,00. A filiação ao Instituto Decolar poderá ser feita através do site www.decolar.org.br

- A identificação do depósito na conta da ABVL será pelo sistema de utilização dos centavos.
  • Os pilotos de asa deverão usar o número de identificação conforme lista acima e os de parapente somando-se 20 ao número acima, ou seja 1 + 20 = identificação 21 centavos.
Os pilotos que não depositarem os centavos referentes ao seu número de inscrição deverão entrar em contato com a organização do evento para confirmação do depósito.

A conta para o depósito da inscrição antecipada é a seguinte:
Favorecido: Associação Brasileira de Vôo Livre – ABVL
Unibanco, Ag. 0056, c/c 105361-2,
cnpj: 29.455.789/0001-57
  • A INSCRIÇÃO PODERÁ SER FEITA TAMBÉM NA SEDE DA ABVL COM O MIGUEL, SECRETÁRIO DO CSCVL.
PILOTOS CLASSIFICADOS :

ASA DELTA

1 – GERALDO NOBRE
2 – JOSÉ GUILHERME LESSA – ZÉ GALA
3 – GILSON DOS SANTOS
4 – MAX TURIACO
5 – ERICK VILS
6 – GERALDO MAGELA - LALADO
7 – MÁRCIO ROSADAS
8 – FÁBIO NUNES
9 – CARLOS ALBERTO OLIVEIRA - BEBÉ
10 – KONRAD HEILMAN - CONRADO
11 – CEDRICK VILS
12 – RAFAEL PENA
13 – GIOVANI TAGLIARI
14 – RONALDO DE SOUZA
15 – ANTONIO VALENÇA
16 – SÉRGIO ROMEO
17 – LUIZ AUGUSTO DINIZ
18 – MARCELLO PEREIRA
19 – RODRIGO GERUNDO
20 – KLAUS KOCH ou MARCELO COELHO

SUPLENTES:

21 – KLAUS KOCH ou MARCELO COELHO
22 – RAFAEL PAIXÃO
23 – ELENILSON NOGUEIRA - NITO

PARAPENTE

1 – SEBASTIÃO BARCELOS - TIÃO
2 – CARLOS QUEIROGA - QUEIROGA
3 – ERICO OLIVEIRA
4 – FERNANDO IGNÁCIO
5 – MAURÍCIO ALBUQUERQUE - GRUMARI
6 – ROGÉRIO SANTOS FELIX
7 – ANDRÉ JEAN RODRIGUES
8 – MÁRIO HENRIQUE SOARES
9 – FABRÍCIO MARINATO
10 – RODOLFO LADEIRA
11 – BRUNO GUIMARÃES
12 – RODRIGO LIRA
13 – CARLOS ENRIQUE ALMEIDA
14 – LUIZ CLÁUDIO LEITE
15 – ANDERSON MACEDO
16 – ALESSANDRO JESUS
17 – PAULO POMPEI
18 – DANIEL WENNA
19 – EDEN NUNES
20 – CHARLES DE SOUZA

SUPLENTES:

21 – THIAGO SHERRER
22 – ROGÉRIO BRUM
23 – ALEXANDRE SAVERNINI - GRANDE
  • Havendo falta ou desistência para a primeira prova, o piloto será substituído pelo suplente, que será convocado pela ordem de classificação no ranking estadual atual.
REGULAMENTOS E RANKINGS:



Ranking Asa Delta              Ranking Parapente

    Haroldo Castro Neves
    Coordenação Geral Super Race Rio
    ABVL / Instituto Decolar
    Tel.: (21)9873-9575

    terça-feira, 24 de novembro de 2009

    Super Race Rio de Voo Livre 2009



    Conforme o calendário esportivo, confirmamos a realização do evento SUPER RACE RIO DE VOO LIVRE, nos dias 5 e 6 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, com decolagens da rampa da Pedra Bonita e pousos na praia de São Conrado. Esta competição é a Etapa Final do Circuito Estadual RJ de Voo Livre 2009, nas modalidades asa-delta e parapente.

    Ao longo do ano foram realizadas várias etapas do Circuito Estadual RJ de Vôo Livre, nas duas modalidades, seletivas para o ranking estadual, e os 20 melhores pilotos classificados no ranking atual terão a oportunidade de disputar nos céus de São Conrado esta última etapa do calendário 2009. Desta competição sairão os Campeões Estaduais de Voo Livre, nas duas modalidades e suas categorias.
    Na asa-delta, temos a categoria Principal, onde todos os pilotos participam e a categoria Intermediária, destinada aos pilotos que estão se aprimorando no esporte.
    No parapente, temos a categoria Open, onde todos os pilotos participam e a categoria Serial, destinada aos pilotos que voam equipamentos desta categoria.

    A competição está programada para ser realizada em 3 provas, sendo duas no sábado, dia 5, e a grande final no domingo, dia 6, dependendo das condições meteorológicas.
    Os 20 pilotos de cada modalidade serão distribuídos em 5 baterias de 4 pilotos e disputarão provas de velocidade, com pontos de contorno na área de São Conrado, Lagoa e Cristo; ou permanência em pouso em caso de ventos desfavoráveis para o ganho de altura. Os pousos serão sempre na praia do Pepino, em São Conrado.

    Esta competição, oficial do Voo Livre no Calendário Esportivo do Estado do Rio de Janeiro e Nacional, será divulgada no blog do Super Race, www.superrace2009.blogspot.com e terá a supervisão da Associação Brasileira de Voo Livre – ABVL, Clube São Conrado de Voo Livre – CSCVL e Instituto Decolar.

    Também no blog do Super Race todas as informações da competição, a programação, o nome dos pilotos convocados e que irão participar, a chave das baterias, os regulamentos, o ranking atualizado, o histórico do voo livre, além de informações sobre o Circuito Nacional, o Super Race Brasil 2009, os links para os Super Race dos anos anteriores e os resultados das competições realizadas.

    A seguir um pouco da história do voo livre no Rio de Janeiro:
    O australiano Bill Moyes, em 1968, é o primeiro a praticar o planeio com uma asa e em 1974, o francês Stephan Dunoyer de Segonzac vem ao Brasil e faz o primeiro voo oficial saltando do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
    Muitos adeptos do esporte surgiram na época e Luiz Cláudio Araújo de Mattos tornou-se o primeiro voador brasileiro , utilizando o sítio da Pedra Bonita, em São Conrado, como ponto de decolagem.
    Desde os primeiros voos, em 1974, o Rio exerceu uma completa liderança na explosão deste esporte no Brasil. A criação da Associação Brasileira de Voo Livre, ABVL, em 1976, organizou a sistematização de treinamento e normas de segurança e em 1981 foi criada a Associação de Vôo Livre do Rio de Janeiro, AVLRJ, e o Circuito Estadual RJ de Voo Livre.
    O parapente surgiu, em meados dos anos 80, do desejo de alpinistas europeus em descer das montanhas que haviam escalado de maneira mais rápida.
    No Brasil, o parapente surgiu em 1985, mas ainda sem nome, pois as primeiras experiências foram realizadas por um grupo de paraquedistas (Tonico,Armando França e Joel) que saltaram da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, e realizaram o primeiro salto de paraquedas decolando de uma encosta e pousando na praia do pepino, São Conrado.
    Em janeiro de 1988, os suíços Jerome Saunier e François Knebel trouxeram os primeiros "parapan" ao Brasil, e realizaram os seus primeiros saltos de parapente da rampa de vôo livre da Pedra Bonita. A partir deste momento o parapente passou a fazer parte do cenário esportivo do voo livre e dividir com as asas-delta a rampa da Pedra Bonita e os ares de São Conrado.
    Os primeiros adeptos brasileiros, oriundos do alpinismo, do paraquedismo e do voo livre, foram Bruno Menescal, Rui Marra, Patrick Bredel, Andréa Lima Duarte, Luiz Otávio Menezes, Antônio Lage e Daniel Schmidt.

    Contamos com a presença de todos na praia de São Conrado, dias 5 e 6 de dezembro, para prestigiar esta grande final do Super Race Rio de Voo Livre,

    Bons ventos,

    Haroldo Castro Neves

    Coordenação Geral Super Race Rio
    Vice-presidente ABVL
    Presidente do Instituto Decolar
    tel.: (21) 9873-9575